Do Transconstitucionalismo à Transjusfundamentalidade:verdade e memória na América Latina
Do Transconstitucionalismo à Transjusfundamentalidade:verdade e memória na América Latina

Do Transconstitucionalismo à Transjusfundamentalidade:verdade e memória na América Latina

$ 94.500
Impuestos incluidos

A presente investigação desenvolve-se em três capítulos. O primeiro estuda a racionalidade e a razão transversal na obra de Wolfgang Welsch e algumas dimensões da teoria dos sistemas em Niklas L

Autor(a): José Alfredo dos Santos Júnior
Editorial:Editora dialetica
Edición:2021-03-04
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786559563296

 
A presente investigação desenvolve-se em três capítulos. O primeiro estuda a racionalidade e a razão transversal na obra de Wolfgang Welsch e algumas dimensões da teoria dos sistemas em Niklas Luhmann e Gunther Teubner no intuito de testar os pressupostos teóricos da brilhante tese do jurista Marcelo Neves.O segundo capítulo discute a teoria da interconstitucionalidade, formulada a partir da experiência constitucional europeia.Posteriormente, é realizado um estudo sobre o paradigma de rede de François Ost e Michel Kerchove. Por fim, são analisadas como seriam as relações transconstitucionais entre as ordens jurídicas.O terceiro capítulo estuda o transconstitucionalismo no âmbito do sistema interamericano de direitos humanos, a partir da jurisprudência sobre as leis de anistia e de autoanistia. Também há uma tentativa de recorte do direito à memória, levando-se em consideração a jurisprudência da Corte Interamericana e a atuação de algumas comissões da verdade. Ao final, são apresentados alguns pontos de partida para a formulação da ideia da transjusfundamentalidade.Quando Ulrich Becker estabelece a distinção entre princípios e instituições fundamentais da modernidade, leciona que os inimigos da modernidade utilizam-se frequentemente das instituições básicas da modernidade, a saber: organização burocrática, lei, legitimação democrática do poder e monopólio da violência. Por sua vez, Luhmann explica que os juristas, geralmente, pensam que a violação da norma somente pode ocorrer se ela já existir. Por outro lado, os sociólogos e antropólogos conseguem vislumbrar o oposto: a violação da norma ocorre quando legítimas expectativas são frustradas. Esta leitura exemplar contribui imensamente, sobretudo, nas ações e omissões anti-humanas e penalmente relevantes de determinados officials em tempos da COVID-19, nos casos de tortura nos porões da ditadura por crimes políticos, contribui igualmente para as graves violações da segurança nuclear, nos crimes ambientais, nos imprescritíveis crimes contra a humanidade e de guerra. E não se trata fundamentalmente de questões de consciência ou de respeito moral, mas certamente de uma espécie de direito para o qual buscamos possíveis sanções.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
José Alfredo dos Santos Júnior
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786559563296
Páginas
236
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2021-03-04
Profundidad
12.85 mm
Peso
357 gr
Editora dialetica
PAP00687182
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Productos más vistos

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.