Psicanálise No Esporte
Psicanálise No Esporte

Psicanálise No Esporte

$ 72.000
Impuestos incluidos

Vivemos na atualidade a era da velocidade da informação, e da facilitação de processos. Antigamente, era necessário fabricar a vela para acendê-la à noite e então, enxergar. Hoje, basta o aper

Autor(a): Adriana Fayad Campos
Editorial:Clube de autores - pensática, unipessoal
Edición:2024-06-25
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786501070117

 
Vivemos na atualidade a era da velocidade da informação, e da facilitação de processos. Antigamente, era necessário fabricar a vela para acendê-la à noite e então, enxergar. Hoje, basta o apertar de um botão ou um comando de voz. O advento da invenção e aperfeiçoamento das máquinas fez com que a vida moderna ficasse muito mais fácil e sem esforço, ao ponto de associarmos o esforço a algo ruim, desagradável, e o fácil ao correto e desejável. Para que se cansar esfregando uma camisa no tanque de lavar, se podemos colocá-la na máquina de lavar e pronto? Para que queimar os neurônios tentando calcular uma raiz quadrada de um número complexo, se a calculadora faz isso num instante e sem erros? Para que se levantar para mudar o canal de TV, como nossos pais faziam, se basta acionar o controle remoto?O esforço cansa, desgasta, demora e ainda pode levar ao erro. No nosso mundo atual, o esforço está fora de moda, bom é conseguir as coisas com facilidade. Assim sendo, como fica então a vida do atleta profissional, cujo trabalho, o desporto, consiste precisamente no esforço em si? Resultado no placar é o que todos buscam, mas o caminho para lá chegar, é o esporte em si mesmo. O atleta maratonista, por exemplo, não pode pegar uma carona para chegar mais rápido à linha de chegada, isso seria (além de trapaça da pior espécie) ridículo, pois a essência de seu esporte não é o resultado de cruzar a linha, mas sim todo o esforço e dedicação empenhados em sobrepujar os seus limites de cansaço e dor, para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Ele pode usar um tênis melhor, elaborado para ajudá-lo, mas o esforço é a alma do negócio, a razão de ser do esporte; de todo e qualquer esporte. Reza o ideal olímpico que devemos sempre buscar a superação dos limites humanos, mais rápido, mais alto, mais forte. Bem, não se consegue isso buscando o caminho mais fácil.O objetivo desta pesquisa foi justamente buscar conhecer quem é esse profissional cujo trabalho não pode ser facilitado pela eliminação do esforço, e que está na contramão da subjetividade contemporânea. Do que padece ele ou ela? Como consegue trafegar entre o macrocosmo da subjetividade valorizadora das facilidades e o microcosmo desportivo, onde o valor está naquilo que o macrocosmo nega? Qual é o papel do doping nisso? Essas e outras perguntas que lhe convido a vir acompanhar, as reflexões e caminhos a que tais perguntas nos levam, a quais descobertas sobre nós mesmos, os não atletas e sedentários. Só entrando em campo e lendo você saberá como o jogo termina.
Alto
210 mm
Ancho
148 mm
Autor(a)
Adriana Fayad Campos
Editorial
Clube de Autores - Pensática, Unipessoal
Idioma
por
ISBN
9786501070117
Páginas
314
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2024-06-25
Profundidad
18.65 mm
Peso
408 gr
PAP01060755
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

Cerrar

¿Necesitas ayuda?