O Circo E Outros Contos
O Circo E Outros Contos

O Circo E Outros Contos

$ 49.200
Impuestos incluidos

O conto mais extenso do volume de título O Circo ou poderíamos considerar uma novela? Enfim! Dividido em 3 partes não esconde a influência clara de A Revolução dos Bichos de George Orwell, um de

Autor(a): S. Barreto
Editorial:Clube de autores - pensática, unipessoal
Edición:2023-07-08
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786500735499

 
O conto mais extenso do volume de título O Circo ou poderíamos considerar uma novela? Enfim! Dividido em 3 partes não esconde a influência clara de A Revolução dos Bichos de George Orwell, um de seus autores contemporâneos favoritos. Ao passo que este tem como cenário uma fazenda na qual bichos promovem uma revolução contra seu dono o Sr. Jones; naquele o palco é um circo onde animais considerados exóticos, engendram igualmente uma rebelião com vistas a se libertarem dos desmandos opressores promovidos pela família do ambicioso Mr. Hermman. Na segunda, o motim é liderado por um porco Major; na primeira, um Macaco, sem denominação própria, mas sempre mencionado com M maiúsculo, evidenciando a proposta do autor em elevar o posto dos animais ao patamar de seres humanizados. Em suma, ambas são similares por terem como protagonistas animais, tendo os humanos como antagonistas cuja ideia principal é contestar a ideia de poder ou seja, a dominação de um grupo (minoritário) por sobre o outro (majoritário). Muito depois, o próprio autor confessa ter descoberto que o escritor britânico compôs sua fábula remetendo a uma paródia no afã de tecer suas ácidas críticas pelo qual a Revolução Russa tinha se tornado. Se soubesse disso anteriormente como autocrítica, Barreto teria contextualizado sua narrativa em referência a Revolução Cubana, que embora uma ilha, em determinado momento, obteve sua influência simbólica global. Mesmo reconhecendo o lapso, o enredo não deixa de prender atenção do público para uma mensagem bem mais nobre. Não somente escarnecer os maus tratos sofridos pelos animais; mas denunciar os mecanismos de dominação que alguns setores sociais têm feito uso; sem deixar, contudo, de propor o devido antídoto para se livrar de grilhões dessa natureza.*Tanto em O Circo, como no julgamento divino presente no posterior conto A Criação no decorrer do livro os leitores darão de cara também com julgamentos. Neste último o Todo-Poderoso Deus Onisciente percebe a forma ardilosa com que o anticristo se infiltra em Seu Reino na intenção de burlar o sistema de criação no sentido de habitar a terra com o fito de pôr em prática seu objetivo final, melhor explicitado no livro do Apocalipse. Análise jurídica do seu julgamento é um outro campo a ser explorado em se tratando desse livro especificamente, já que o autor conta com formação nessa área também. Esses e os outros dois contos menores (em tamanho) podemos já constatar presentes um dos elementos principais da literatura s.barretiana, o absurdo, caráter recorrente em toda sua obra ficcional. Destaca o filósofo e romancista Albert Camus (O mito de Sísifo. RJ: BestBolso, 2010, p. 27) sobre tal condição como: [...] aquele singular estado de alma em que o vazio se torna eloquente, em que se rompe a corrente de gestos cotidianos, em que o coração procura em vão o elo que lhe falta, ela é então um primeiro sinal do absurdo. Esse mesclado com outra categoria bastante recorrente na sua prosa o fantástico, conduz um leitor um mundo bastante desafiador. Onde e em qual momento seria facultado a um mortal a possibilidade de convencer a morte em adiar seu único objetivo pela qual foi criada? Em Negociando o Fim isso foi possível! O inconformismo com a finitude do abandonado Seu Antônio, impulsionado por seus sucessivos conflitos existenciais, em sua última e desesperadora tentativa em adiar seu fim. E logo com quem? Isso mesmo, diretamente com a morte! Assim como o anticristo quis, em vão, ludibriar Jeová; o mesmo acontece com o pobre idoso em seu insucesso infrutífero em negociar o inegociável seu fim terreno. O fantástico ocorre nesta incerteza: ao escolher uma ou outra resposta, deixa-se o fantástico para se entrar num gênero vizinho, o estranho ou o maravilhoso. O fantástico é a hesitação experimentada por um ser que só conhece as leis naturais, face a um acontecimento aparentemente sobrenatural. (Tzvetan Todorov, Introdução à Literatura Fantástica. 3. ed.. SP: Editora Perspectiva, 2004, p. 30-31). Por fim, À Deriva, o escrito mais curto mas com forte intensidade existencialista faz referência a um, até então, passageiro de uma embarcação que decide do meio pro fim se lançar em alto mar. Talvez o texto mais autobiográfico, fala na verdade, de como uma pessoa que se sente desamparada quando decide contrariando a vontade coletiva tomar o rumo da própria vida, impingindo a si mesmo um niilismo sem fim, tal como os horizontes infindos do mar que passará a enfrentar.
Alto
210 mm
Ancho
148 mm
Autor(a)
S. Barreto
Editorial
Clube de Autores - Pensática, Unipessoal
Idioma
por
ISBN
9786500735499
Páginas
156
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2023-07-08
Profundidad
9.65 mm
Peso
211 gr
PAP01009417
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.