Os Demônios:o contemporâneo e o Mal na polifonia de Dostoiévski
Os Demônios:o contemporâneo e o Mal na polifonia de Dostoiévski

Os Demônios:o contemporâneo e o Mal na polifonia de Dostoiévski

$ 74.200
Impuestos incluidos

Esta dissertação tem como escopos principais a análise do romance Os Demônios (1872) de Fiódor Dostoiévski e a escrita dostoievskiana como um todo, tendo como fulcro, primeiramente, o pensador e

Autor(a): Lucas Morais Retes
Editorial:Editora dialetica
Edición:2022-03-10
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786525227214

 
Esta dissertação tem como escopos principais a análise do romance Os Demônios (1872) de Fiódor Dostoiévski e a escrita dostoievskiana como um todo, tendo como fulcro, primeiramente, o pensador e filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, que cunhou o termo polifonia, para descrever a prosa multiplanar do autor russo, em que ideias plenivalentes e equipolentes competem e são corporificadas em personagens nos quais vigora a inconclusividade. O homem inacabado (homem no homem), cuja autoconsciência se desdobra e gera duplos, está radicado nas fissuras de uma cosmovisão teológica e cristã que é a do próprio autor enquanto abertura para o Outro, carreando múltiplas fissuras filosóficas, existenciais e religiosas. Sua técnica ficcional muniu-o de uma capacidade de não só dramatizar, mas também testar as ideias em possibilidades insuspeitadas, em sintonia com o que Giorgio Agamben denomina o contemporâneo. Essa posição singular dá vazão a uma potência de negação capaz de rastrear as sombras do niilismo da Modernidade em suas matrizes diversas, escancarando o Mal numa projeção política, cósmica e também literária, atributo o qual é singularizado pelo filósofo Georges Bataille como a potência inerente à literatura, a que ela não pode jamais renunciar. Percorrendo os meandros da sociedade russa oitocentista, em especial o insurreicionismo radical dos jovens niilistas da década de 1860, Dostoiévski consegue auscultar seus desvarios e convertê-los em matéria poética.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Lucas Morais Retes
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786525227214
Páginas
132
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2022-03-10
Profundidad
7.52 mm
Peso
208 gr
Editora dialetica
PAP00683474
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.