A Conquista dos Sertões de Minas:a colonização das nascentes do Rio São Francisco e Serra da Marcela
A Conquista dos Sertões de Minas:a colonização das nascentes do Rio São Francisco e Serra da Marcela

A Conquista dos Sertões de Minas:a colonização das nascentes do Rio São Francisco e Serra da Marcela

$ 81.000
Impuestos incluidos

No século XVIII, a Capitania de Minas Gerais tinha sua configuração territorial indefinida. Este trabalho mostra quem foram os primeiros habitantes da nascente do S. Francisco, Serra da Marcela e Q

Autor(a): Gilberto Marcos Martins
Editorial:Editora dialetica
Edición:2022-01-28
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786525209388

 
No século XVIII, a Capitania de Minas Gerais tinha sua configuração territorial indefinida. Este trabalho mostra quem foram os primeiros habitantes da nascente do S. Francisco, Serra da Marcela e Quilombo do Ambrósio e a forma como a terra era distribuída e explorada, bem como os ritmos de povoamento no período compreendido entre 1737-1790. Trata-se de uma sociedade baseada na grande propriedade rural e fundamentada na economia de subsistência. O ritmo de ocupação foi impulsionado por uma expedição realizada em 1769 em busca de ouro e investigando a presença de quilombos. A conquista e ocupação do Alto S. Francisco não podem ser vistas apenas sob a ótica da posse da terra. A anomia dos lugares explica a imprecisão contida nas cartas de sesmarias. A falta de limites precisos gerava contendas entre os sesmeiros. Não se pode atribuir unicamente aos negros a explicação para o pouco interesse, até meados do século XVIII, pela região. A consciência geográfica dos habitantes das Minas setecentistas fundamentou a construção de diversas identidades regionais. Destaca-se a face rural da capitania, seus sertões, currais e campos. O Alto S. Francisco foi ocupado devido às necessidades econômicas e políticas, daquele momento, resultado de um processo maior de expansão. O território começou a ser explorado ainda na primeira metade do século XVIII, com a concessão em 1737 de algumas sesmarias nas cabeceiras do Rio S. Francisco.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Gilberto Marcos Martins
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786525209388
Páginas
172
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2022-01-28
Profundidad
10.56 mm
Peso
265 gr
Editora dialetica
PAP00686802
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

Cerrar

¿Necesitas ayuda?