Negócios de Família, Gerência de Viúvas:senhoras administradoras de bens e de pessoas no século XVIII em Minas Gerais
Negócios de Família, Gerência de Viúvas:senhoras administradoras de bens e de pessoas no século XVIII em Minas Gerais

Negócios de Família, Gerência de Viúvas:senhoras administradoras de bens e de pessoas no século XVIII em Minas Gerais

$ 67.400
Impuestos incluidos

Estudar o cotidiano e a vida privada dos habitantes das Minas setecentistas é o caminho percorrido pelos interessados em compreender a sociedade mineira. Graças às várias pesquisas hoje, já se sa

Autor(a): Raquel Mendes Pinto Chequer
Editorial:Editora dialetica
Edición:2021-12-13
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786525215396

 
Estudar o cotidiano e a vida privada dos habitantes das Minas setecentistas é o caminho percorrido pelos interessados em compreender a sociedade mineira. Graças às várias pesquisas hoje, já se sabe que mulheres gerenciaram negócios, acumularam rendas e atuaram como chefes de família no Brasil Colonial. Ainda que o discurso dominante apontasse para supremacia masculina, várias foram as mulheres que controlaram suas vidas de maneira independente. O papel da mulher na sociedade mineira do século XVIII, mesmo estando à margem do poder político e sem ocupar cargos na administração pública, foi mais importante do que imaginam a maioria das pessoas. Tanto a Igreja Católica como o Estado português acreditavam que as mulheres deveriam ser submissas ao homem, criando uma dependência que acentuaria o contorno patriarcal à família. Mas, a participação das mulheres foi significativa na sociedade mineira colonial. Tal situação foi possível graças à natureza complexa da sociedade mineradora. A necessidade de manutenção da unidade doméstica levou viúvas brancas a uma inserção efetiva, elas romperam com o discurso misógino difundido pela elite. Relatar situações vivenciadas por elas é a proposta desta obra, que também tem como objetivo refletir sobre a principal questão que moveu a pesquisa: como as mulheres podem ocupar espaços e superar as barreiras impostas pela misoginia, em uma sociedade dominada pelo masculino, ainda que essa dominação não encontre sustentação nas leis atuais?
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Raquel Mendes Pinto Chequer
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786525215396
Páginas
124
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2021-12-13
Profundidad
7.11 mm
Peso
197 gr
Editora dialetica
PAP00685532
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

Cerrar

¿Necesitas ayuda?