(re)cortes Na Floresta E (re)organização Territorial:Alternativas de Sobrevivência Pós-Ciclo Madeireiro no Marajó
(re)cortes Na Floresta E (re)organização Territorial:Alternativas de Sobrevivência Pós-Ciclo Madeireiro no Marajó

(re)cortes Na Floresta E (re)organização Territorial:Alternativas de Sobrevivência Pós-Ciclo Madeireiro no Marajó

$ 51.400
Impuestos incluidos

Nos últimos anos o Estado, enquanto instituição pública, se tornou o principal agente regulador do processo de urbanização, através do provimento da infraestrutura, ainda que precária em algum

Autor(a): Amiraldo Do Socorro Soares Da Cunha
Editorial:Clube de autores - pensática, unipessoal
Edición:2021-12-27
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786587842080

 
Nos últimos anos o Estado, enquanto instituição pública, se tornou o principal agente regulador do processo de urbanização, através do provimento da infraestrutura, ainda que precária em algumas cidades, porém, necessária à garantia do desenvolvimento municipal. Nas cidades amazônicas, como em Breves, no Marajó, o processo de ordenamento territorial municipal assumiu as mais diversas formas de ocupações e usos, sendo as atividades extrativistas as ocupações mais visíveis e, muitas vezes, contraditórias. Breves se caracteriza por ser uma importante cidade no arquipélago marajoara que teve, durante muito tempo de existência, sua economia voltada, principalmente, para a exploração da madeira e de outros recursos naturais, como o açaí e o palmito. Todavia, nos últimos anos, esta atividade sofreu um declínio significativo, causado por dois motivos principais: 1) pela escassez da madeira sobreexplorada na região e; 2) pela intensificação da atuação dos órgãos de fiscalização na proibição da extração irregular de espécies nativas e de produtos naturais protegidos. Nesse município, devido a falta de oportunidade na indústria madeireira, novas atividades produtivas se destacaram, como a pesca, agricultura, o comércio e mais recentemente a extração ou o manejo do açaí. Juntamente com o funcionalismo público e as políticas assistencialistas do Governo Federal (como Bolsa Escola, Bolsa Família, etc), estas atividades tornaram-se a principal forma de renda para a população da cidade. Fato comum nas demais cidades do Marajó. A obra do Mestre Amiraldo do Socorro Soares da Cunha é mais uma importante colaboração para a História e a Geografia dessa realidade, que em conjunto com outros estudos, não pretendem esgotar a temática, mas sim, contribuir com o conhecimento acerca do que vem ocorrendo no Marajó dos Furos.
Alto
210 mm
Ancho
148 mm
Autor(a)
Amiraldo Do Socorro Soares Da Cunha
Editorial
Clube de Autores - Pensática, Unipessoal
Idioma
por
ISBN
9786587842080
Páginas
178
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2021-12-27
Profundidad
9.88 mm
Peso
239 gr
PAP01004493
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.