Imagem e Semelhança:a antropologia de Gregório de Nissa no De hominis opificio
Imagem e Semelhança:a antropologia de Gregório de Nissa no De hominis opificio

Imagem e Semelhança:a antropologia de Gregório de Nissa no De hominis opificio

$ 67.400
Impuestos incluidos

No período de expansão do cristianismo, S. Gregório de Nissa teve grande destaque no oriente cristão (c. 335-394). Considerado como filósofo, teólogo, místico e exegeta, o bispo de Nissa sintet

Autor(a): Rogerio De Paula E Silva
Editorial:Editora dialetica
Edición:2021-08-25
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786525205922

 
No período de expansão do cristianismo, S. Gregório de Nissa teve grande destaque no oriente cristão (c. 335-394). Considerado como filósofo, teólogo, místico e exegeta, o bispo de Nissa sintetizou harmonicamente na mais filosófica de suas obras, o De hominis opificio (A criação do homem), o ensinamento bíblico e o pensamento de grandes nomes da cultura filosófica, tais como Platão, Aristóteles, Posidônio, Cícero, Orígenes, Fílon, Plotino, Porfírio e Galeno. Desse modo, o Nisseno realiza a explicação das coisas escondidas, dedicando-se aos temas que apaixonaram o pensamento antigo: o homem, o universo, a imortalidade e o mal.Imagem e Semelhança aborda o tema central do De hominis opificio, chamado de problema antropológico, que trata do seguinte dilema: Deus é eterno, simples, imutável, e sem forma humana, ao passo que nos seres humanos engendrados há composição, mudança e diferenças sexuais. Assim, como poderia o homem ter sido criado à imagem e semelhança de Deus (cf. Gênesis 1, 27-28)? Surge assim, uma angustiosa questão oriunda da tradição filosófica grega: o que é o homem?.O presente livro esclarece o modo como Gregório de Nissa resolve essa dificuldade, quando, em primeiro lugar, faz referência às características únicas da alma humana em nosso mundo, que são a razão e a imortalidade, as quais permitem somente ao ser humano ser plasmado à imagem e semelhança do Ser Supremo.A seguir, a ontologia humana é classificada como meio-limítrofe (mésoV-meqórioV) entre as realidades sensível e inteligível. Surge assim, explicada na parte final do livro, a teoria da dupla criação do homem, intemporal e histórica ao mesmo tempo, mediada pela natureza totalmente divina e humana do Cristo-lógos, considerado como a perfeita imagem de Deus-Pai.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Rogerio De Paula E Silva
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786525205922
Páginas
112
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2021-08-25
Profundidad
7.14 mm
Peso
180 gr
Editora dialetica
PAP00687260
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.