O desenho arquitetônico:fenomenologia e linguagem em Joan Villà
O desenho arquitetônico:fenomenologia e linguagem em Joan Villà

O desenho arquitetônico:fenomenologia e linguagem em Joan Villà

$ 67.400
Impuestos incluidos

Por que a filosofia de Merleau-Ponty possui uma potência que se estende para o mundo contemporâneo? O filósofo define o pensamento de sobrevoo como o projeto de posse intelectual do mundo domestica

Autor(a): Maria Fernanda Andrade Saiani Vegro
Editorial:Editora dialetica
Edición:2021-01-20
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786558771234

 
Por que a filosofia de Merleau-Ponty possui uma potência que se estende para o mundo contemporâneo? O filósofo define o pensamento de sobrevoo como o projeto de posse intelectual do mundo domesticado pelas representações construídas pelo sujeito do conhecimento. Nos dias de hoje, esse pensamento sem restos, construído pelas ciências para impedir a penetração do contingente e do sensível na realidade social permanece atual, pois torna-se imprescindível para as empresas e estados minimizar riscos de negócios, adquirir vantagens competitivas e a criatividade permanece refém desses interesses. Para Merleau-Ponty na aridez da realidade instituída ou dada como fato, encontram-se hiatos nos quais o invisível, o impensado, desvelam-se no labor de artistas, pensadores, arquitetos, que abrem uma trilha para a experiência do Ser que exige de nós criação para que dele tenhamos experiência. É essa carência do Ser que possibilita o ato criativo e certamente moveu a filosofia Merleau-Pontiana para avançar na análise da fenomenologia da linguagem, da intersubjetividade, na busca de uma autêntica experiência de comunicação. Assim, estabelecendo uma interface entre a filosofia de Merleau-Ponty e arquitetura, a reflexão proposta neste livro investiga o fenômeno criativo, a gênese de sentido no projeto arquitetônico, utilizando-se dos desenhos na forma de croqui do arquiteto Joan Villà como operação expressiva, que transcende o papel meramente comunicativo da linguagem. No contexto do capitalismo neoliberal, no qual o eu torna-se um princípio social, que empobrece sensivelmente o contato do arquiteto com o mundo, sinalizando uma crise de sentidos para a arquitetura, a criatividade, intersubjetividade, o descentramento do sujeito, tornam-se urgentes como poder subversivo ou mesmo princípio político. Nesse ponto, os desenhos do arquiteto Joan Villà são exemplares porque ilustram seu trabalho participativo junto a comunidades carentes de habitação, superando dicotomias como, por exemplo:sujeito/objeto, projeto/execução, estética/técnica, arquiteto/comunidade, imaginário/pensamento, razão/sensibilidade, espaço público/privado, tornando-se assim, porosos com grande força expressiva. É este caminho que a leitura deste livro pretende iluminar.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Maria Fernanda Andrade Saiani Vegro
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786558771234
Páginas
196
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2021-01-20
Profundidad
11.93 mm
Peso
300 gr
Editora dialetica
PAP00684556
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

7 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.