Remanescentes de Quilombos:escravatura, disputas territoriais e racismo institucional
Remanescentes de Quilombos:escravatura, disputas territoriais e racismo institucional

Remanescentes de Quilombos:escravatura, disputas territoriais e racismo institucional

$ 94.500
Impuestos incluidos

Por mais de trezentos anos foram trazidos para a América cerca de doze milhões de escravizados africanos, dos quais estima-se que quatro milhões vieram para o Brasil. A partir dessa política empre

Autor(a): Paulo Rosa Torres
Editorial:Editora dialetica
Edición:2021-02-25
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786559561025

 
Por mais de trezentos anos foram trazidos para a América cerca de doze milhões de escravizados africanos, dos quais estima-se que quatro milhões vieram para o Brasil. A partir dessa política empreendida pelos colonizadores europeus, a escravização deixa de ter as antigas motivações de guerras vencidas, dívidas, crimes etc. para assumir um caráter essencialmente racista, passando a se dar pela cor da pele, pele negra. Se de um lado a escravização representava um negócio lucrativo por ser, durante os períodos colonial e imperial, a principal mão de obra, do outro, o escravizado jamais se conformou com tal situação, empreendendo fugas, se organizando em quilombos e resistindo de todas as formas possíveis, resistência que vai além da abolição formal da escravatura, permanecendo até os dias atuais, na figura de seus remanescentes. Este livro faz o trajeto da escravatura, demonstrando que por trás de sua naturalização está o racismo institucional, que penetra as estruturas da sociedade e do Estado, impedindo o reconhecimento das comunidades remanescentes de quilombos e a consequente titulação de seus territórios tradicionais. A pesquisa fundamentada em vasta literatura especializada e em dados oficiais evidencia com imensa clareza ações e omissões de agentes públicos que podem ser interpretados como racismo institucional, na medida em que os conflitos se avolumam, enquanto os processos de titulação desses territórios apresentam números irrisórios, afrontando o disposto no art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórios.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Paulo Rosa Torres
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786559561025
Páginas
248
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2021-02-25
Profundidad
14.89 mm
Peso
374 gr
Editora dialetica
PAP00685244
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

5 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

Cerrar

¿Necesitas ayuda?