A caracterização da ilegalidade da restrição à informação sobre os produtos transgênicos
A caracterização da ilegalidade da restrição à informação sobre os produtos transgênicos

A caracterização da ilegalidade da restrição à informação sobre os produtos transgênicos

$ 53.900
Impuestos incluidos

Esta pesquisa objetiva demonstrar a ilegalidade da restrição da informação sobre osprodutos transgênicos. Para tanto, apresentar-se-á os conceitos básicos, histórico e vantagense desvantagens

Autor(a): Fabio Carvalho Verzola
Editorial:Editora dialetica
Edición:2020-09-28
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786587401669

 
Esta pesquisa objetiva demonstrar a ilegalidade da restrição da informação sobre osprodutos transgênicos. Para tanto, apresentar-se-á os conceitos básicos, histórico e vantagense desvantagens sobre os transgênicos. Em seguida, será definido o direito de informação,assim como a forma que esta se apresenta em relação aos transgênicos e sobre os riscosdestes. Serão demonstradas as hipóteses de violações ao direito de informação atinentes aostransgênicos, de maneira que se formula o seguinte problema: É ilegal a restrição ao direitode informação no que tange ao processo de liberação e comercialização dos transgênicos?Respondendo-se com a seguinte hipótese: sim, é ilegal a restrição ao direito de informaçãono que tange ao processo de liberação e comercialização dos transgênicos. O métodoutilizado foi o bibliográfico, amealhando-se informação em livros, revistas e artigocientíficos. Além de pesquisa jurisprudencial, com o fito de demonstrar a resposta dostribunais à questão levantada no presente estudo. Essa pesquisa é de grande relevância paraos ramos de direito ambiental, constitucional e consumidor. Em decorrência, demonstra-se aimportância, pelo escasso número de obras sobre o assunto, bem como pela maiordivulgação sobre o tema em questão. Ora, com a engenharia genética, surgiu a possibilidadede se criarem híbridos e quimeras, transportando genes de uma espécie para outra. Tal criouum ambiente de incerteza e insegurança, sobretudo concernente ao risco de afetar à saúdehumana e o equilíbrio ecológico. Não obstante, existem aspectos positivos (aprimoramentoagrícola, social, ambiental...) e negativos (afetação irremediável da biota, aparecimento desuperpragas, contaminação de espécies nativas...). Disso surge a importância de se informarcorretamente, para que o consumidor seja livre para escolher se quer ou não consumir oproduto transgênico. Ademais, a informação é direito subjetivo, que se divide no direito detransmitir a informação e receber a informação, que deve ser correta e sem vícios. Sendo istogarantido pela constituição, pela legislação ambiental e consumerista. Apenas ao tutelar odireito de informação, evita-se os diversos vícios a informação sobre os transgênicos, asaber: a informação da presença de transgênicos apenas quando estes ultrapassam a um porcento da composição do produto, a supressão do EIA/RIMA e da audiência pública, o sigilonas informações. E, dessa forma, com a correta informação tornar-se cidadão apto aparticipar de maneira efetiva das questões atinentes aos transgênicos, e optar,conscientemente, se deseja ou não consumir transgênicos.
Alto
210 mm
Ancho
140 mm
Autor(a)
Fabio Carvalho Verzola
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786587401669
Páginas
228
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2020-09-28
Profundidad
12.44 mm
Peso
285 gr
Editora dialetica
PAP00686560
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.