Contemporaneidades do Programa Bolsa Família:uma análise à luz do índice de gestão descentralizada-municipal (IGD-M)
Contemporaneidades do Programa Bolsa Família:uma análise à luz do índice de gestão descentralizada-municipal (IGD-M)

Contemporaneidades do Programa Bolsa Família:uma análise à luz do índice de gestão descentralizada-municipal (IGD-M)

$ 53.900
Impuestos incluidos

A obra faz uma análise do modelo de gestão do Programa Bolsa Família (PBF) com foco em um dos seus principais instrumentos de gerenciamento: o Índice de Gestão Descentralizada-Municipal (IGD-M).

Autor(a): Rodrigo Lira Parente
Editorial:Editora dialetica
Edición:2021-09-09
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786525209746

 
A obra faz uma análise do modelo de gestão do Programa Bolsa Família (PBF) com foco em um dos seus principais instrumentos de gerenciamento: o Índice de Gestão Descentralizada-Municipal (IGD-M). Dado que a gestão do PBF está concentrada na relação direta entre União e municípios, houve a necessidade do estabelecimento, por parte da primeira, de um índice que ao mesmo tempo gerenciasse e fiscalizasse o programa. Nessa perspectiva, argumenta-se que o IGD-M reflete características contemporâneas de reforma na gestão pública. Destarte, foi realizada uma análise através de pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, para se demonstrar aspectos da atual gestão pública advindos dessas reformas. Os resultados obtidos demonstram que o IGD-M contribui para: i) maior descentralização da gestão para os municípios; ii) o desenvolvimento da intersetorialidade que é a maior cooperação entre os atores envolvidos no processo de descentralização; iii) as condicionalidades (que remetem aos debates entre universalização e focalização), ensejando regras para os grupos de beneficiários; iv) a transparência pública, que condiz com a maior publicidade da gestão do programa; e v) o controle social, para tentar diminuir a pobreza e extrema pobreza do país, com maior grau de accountability. Com a criação do IGD-M pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), pôde-se estabelecer uma gestão mais transparente do PBF, uma vez que o índice remete a diferentes características da gestão pública contemporânea, dentre elas o estabelecimento de um incentivo fiscal para os municípios que cumprirem as regras estabelecidas pelo IGD-M.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Rodrigo Lira Parente
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786525209746
Páginas
68
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2021-09-09
Profundidad
4.24 mm
Peso
117 gr
Editora dialetica
PAP00688148
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

10 otros productos en la misma categoría:

Productos más vistos

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.