O Encarceramento de Indígenas Sul-Mato-Grossenses:do Icatu à Penitenciária Estadual de Dourados
O Encarceramento de Indígenas Sul-Mato-Grossenses:do Icatu à Penitenciária Estadual de Dourados

O Encarceramento de Indígenas Sul-Mato-Grossenses:do Icatu à Penitenciária Estadual de Dourados

$ 162.000
Impuestos incluidos

A presente obra versa sobre uma forma de tratamento ministrada pelo Estado Republicado em face dos indígenas, principalmente sul-mato-grossenses, categorizados como indisciplinados ou infratores: a p

Autor(a): Ariovaldo Toledo Penteado Junior
Editorial:Editora dialetica
Edición:2021-09-27
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786525208343

 
A presente obra versa sobre uma forma de tratamento ministrada pelo Estado Republicado em face dos indígenas, principalmente sul-mato-grossenses, categorizados como indisciplinados ou infratores: a prisão. Foi resultado de uma pesquisa que utilizou o método etnográfico, o genealógico e o da história de vida e após a revelação de limites de segurança do investigador foi advogado pela readequação do método disponível bem como a ideia de que a noção de etnografia deve ser constantemente ressignificada. Já no corpo do conteúdo, após reportar sobre a pacificação dos autóctones do oeste paulista, discorre sobre a transferência deles para a Terra Indígena do Icatu, que menos de vinte anos depois passou a figurar em documentos como Escola Correcional, Colônia Penal e Posto Correcional. Relaciona sessenta e quatro possíveis transferências sob a categoria de cumprimento de pena, das quais foi possível o levantamento de cinquenta nomes e alguns retratos que os escassos documentos possibilitaram que não fossem apagados da história. Assim, apresenta parte da malha punitiva do SPI, o protagonismo do Icatu bem como sua substituição pelo Reformatório Krenak e posteriormente pela Fazenda Guarani. Por fim, seguindo nessa linha temporal-punitiva, chega no período atual, na Penitenciária Estadual de Dourados (PED) - líder nacional de encarceramento de indígenas - narrando parte do contexto dos Guarani e Kaiowá presos e as violações por parte do Estado brasileiro.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Ariovaldo Toledo Penteado Junior
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786525208343
Páginas
192
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2021-09-27
Profundidad
10.91 mm
Peso
300 gr
Editora dialetica
PAP00688126
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

Cerrar

¿Necesitas ayuda?