Sentimento De Insegurança E Contextos Sociais::estudo quantitativo com estudantes brasileiros e portugueses
Sentimento De Insegurança E Contextos Sociais::estudo quantitativo com estudantes brasileiros e portugueses

Sentimento De Insegurança E Contextos Sociais::estudo quantitativo com estudantes brasileiros e portugueses

$ 51.100
Impuestos incluidos

O presente estudo teve como objetivo explorar a relação entre os estudantes universitários da cidade do Porto e de São Paulo e o sentimento de insegurança, incluindo o medo do crime emocional, a

Autor(a): Luisa Tiberio Alvares
Editorial:Clube de autores - pensática, unipessoal
Edición:2024-06-26
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786598356132

 
O presente estudo teve como objetivo explorar a relação entre os estudantes universitários da cidade do Porto e de São Paulo e o sentimento de insegurança, incluindo o medo do crime emocional, a percepção de risco e a adoção de comportamentos por razões de segurança. Para tanto, um questionário foi desenvolvido e administrado a uma amostra de 197 estudantes do Porto e 182 estudantes de São Paulo. O questionário abordou variáveis sociodemográficas individuais, bem como variáveis relativas às componentes do sentimento de insegurança, às desordens físicas e sociais, à experiência de vitimação, ao controle social informal, à coesão social, ao capital social e às inseguranças social e econômica. Os resultados revelaram que os estudantes da amostra brasileira possuem maior sentimento de insegurança, adotam mais comportamentos por razões de segurança e foram mais vitimados ao longo da vida e nos últimos doze meses em comparação aos estudantes da amostra portuguesa. A experiência de vitimação, entretanto, não se mostrou preditora do sentimento de insegurança em nenhuma de suas dimensões para nenhuma das amostras. Apenas para a amostra colhida no Brasil, as desordens físicas e sociais demonstraram ser boas preditoras do sentimento de insegurança em todas as dimensões. Os estudantes de nacionalidade brasileira contidos na amostra colhida em Portugal revelaram adotar menos comportamentos por razões de segurança do que os próprios portugueses, o que indica o abandono de tais comportamentos. Com exceção dos comportamentos, que apareceram em todos os modelos finais para ambas as amostras, os preditores do sentimento de insegurança não foram os mesmos para as amostras colhidas no Brasil e em Portugal, a indicar que o sentimento de insegurança é influenciado por diferentes fatores em contextos sociais distintos. Ao final, foram discutidos os resultados obtidos, apontando críticas e aspectos que poderão ser aprimorados. Além disso, foram propostas pistas para futuras investigaçães, com o objetivo de contribuir com a comunidade cientifica que estuda o medo do crime.
Alto
210 mm
Ancho
148 mm
Autor(a)
Luisa Tiberio Alvares
Editorial
Clube de Autores - Pensática, Unipessoal
Idioma
por
ISBN
9786598356132
Páginas
176
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2024-06-26
Profundidad
9.77 mm
Peso
236 gr
PAP01060809
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

Cerrar

¿Necesitas ayuda?