O pluralismo jurídico e os movimentos sociais:um caminho para o acesso à justiça e garantia dos direitos fundamentais
O pluralismo jurídico e os movimentos sociais:um caminho para o acesso à justiça e garantia dos direitos fundamentais

O pluralismo jurídico e os movimentos sociais:um caminho para o acesso à justiça e garantia dos direitos fundamentais

$ 74.200
Impuestos incluidos

O pluralismo jurídico tem se apresentado como forma alternativa ao monismo em um movimento de preenchimento das lacunas do direito centralizado no Estado em busca de novas formas de acesso à justiç

Autor(a): Valéria da Silva Fidélis
Editorial:Editora dialetica
Edición:2022-09-27
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786525257297

 
O pluralismo jurídico tem se apresentado como forma alternativa ao monismo em um movimento de preenchimento das lacunas do direito centralizado no Estado em busca de novas formas de acesso à justiça. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura. A partir da análise dos dados, foi possível verificar que 100% dos artigos apontam o pluralismo jurídico como fato social e, portanto, o direito não pode ser estático, mas sim acompanhar as diversidades e as mais variadas formas de viver da sociedade. No Brasil, destacamos o pluralismo comunitário-participativo, que implica em uma mudança sociológica de mitigação da absoluta exclusividade do Estado, possibilitando assim uma alternativa emancipatória dos excluídos e o efetivo acesso à justiça para garantia dos direitos humanos. Além disso, o fortalecimento dos movimentos sociais, entre eles: associações, sindicatos, agremiações, centros sociais etc., como entidades efetivamente representativas e legítimas, concretizaria o sentido real de um pluralismo jurídico comunitário-participativo, contribuindo para a formação de um direito emancipatório através da inserção e participação da comunidade no mundo jurídico, aplicando o direito de maneira mais justa, aproximando-o da realidade comunitária e possibilitando maior acesso à justiça e garantia dos direitos fundamentais dos sujeitos coletivos.
Alto
180 mm
Ancho
115 mm
Autor(a)
Valéria da Silva Fidélis
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786525257297
Páginas
84
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2022-09-27
Profundidad
5.06 mm
Peso
81 gr
Editora dialetica
PAP00688622
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.