O hiperpresidencialismo no constitucionalismo democrático brasileiro:o caso das medidas provisórias
O hiperpresidencialismo no constitucionalismo democrático brasileiro:o caso das medidas provisórias

O hiperpresidencialismo no constitucionalismo democrático brasileiro:o caso das medidas provisórias

$ 101.200
Impuestos incluidos

Esta obra é fruto do estudo sobre a relação existente entre direto e política e suas consequências na organização do Estado e no exercício dos poderes constituídos. Nessa perspectiva crítica

Autor(a): Mário Luiz Silva
Editorial:Editora dialetica
Edición:2022-11-07
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786525255019

 
Esta obra é fruto do estudo sobre a relação existente entre direto e política e suas consequências na organização do Estado e no exercício dos poderes constituídos. Nessa perspectiva crítica, propõem-se escrutinar o fenômeno do hiperpresidencialismo no constitucionalismo brasileiro.O hiperpresidencialismo se materializa quando o sistema de governo empodera o Presidente de tal modo que o põe em posição de proeminência ante os demais poderes.No constitucionalismo brasileiro, esse fenômeno se manifesta com maior expressão através do instituto das medidas provisórias. Por meio destas, é dada ao Presidente a possibilidade de exercer, excepcionalmente, a função de legislador primário.Ao longo da história, os chefes do Executivo, a despeito de qualquer situação excepcional, abusaram, e ainda abusam, do uso do provimento de urgência, ao arrepio do texto constitucional. À guisa de exemplo, e só analisando o aspecto quantitativo, sob a égide da Constituição de 1988, já foram editadas em torno de 1.700 medidas provisórias originárias e mais 5.000 reeditadas.Essa prática legiferante subverte o constitucionalismo democrático, já que este se funda na separação de poderes, com as funções do Estado definidas na Constituição e exercidas pelos representantes do povo. Dessa forma, quando o representante do povo escolhido para exercer a função de chefe do Executivo extrapola as suas funções constitucionais, estar-se-á diante de uma ofensa ao constitucionalismo e à própria democracia.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Mário Luiz Silva
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786525255019
Páginas
224
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2022-11-07
Profundidad
12.23 mm
Peso
339 gr
Editora dialetica
PAP00685289
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.