Realismo Jurídico e a indeterminação do Direito – as decisões judiciais segundo Holmes Jr., Hart e Dworkin
Realismo Jurídico e a indeterminação do Direito – as decisões judiciais segundo Holmes Jr., Hart e Dworkin

Realismo Jurídico e a indeterminação do Direito – as decisões judiciais segundo Holmes Jr., Hart e Dworkin

$ 74.200
Impuestos incluidos

Partindo das teorias de Holmes, precursor do movimento realista, de Hart e de Dworkin, percebe-se um ponto de convergência entre eles: a discussão sobre a determinação ou indeterminação do Direi

Autor(a): Cláudia Chaves Martins Jorge
Editorial:Editora dialetica
Edición:2022-02-17
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786525227542

 
Partindo das teorias de Holmes, precursor do movimento realista, de Hart e de Dworkin, percebe-se um ponto de convergência entre eles: a discussão sobre a determinação ou indeterminação do Direito e os efeitos nas sentenças judiciais. O fato do Direito ser ou não determinado abre precedente para o poder discricionário do juiz ao julgar. O fenômeno da indeterminação ocorre não só quando não há lei que ampare, mas quando vários dispositivos são aplicáveis ao caso. O realismo jurídico tem como principal argumento o fato de os juízes primeiro decidirem e posteriormente buscarem na norma o fundamento de suas decisões, chegando ao extremo, como defendido por Jerome Frank, de colocar um alto grau de pessoalidade nas decisões, expressa pela famosa frase que o julgamento depende daquilo que os juízes comerem no café da manhã. Hart, no entanto, defende a indeterminação com base na textura aberta da linguagem, o que é totalmente rechaçado por Dworkin, na sua Teoria da Única Resposta Certa. Para Hart, os juízes terão o poder discricionário nos casos em que a lei não for clara ou não tiver amparo, porém, Dworkin entende que os juízes, ao julgarem utilizando-se de preceitos morais ou mesmo princípios, estes são, na verdade, preceitos e princípios jurídicos, e que tudo é uma questão de interpretação.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Cláudia Chaves Martins Jorge
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786525227542
Páginas
128
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2022-02-17
Profundidad
7.31 mm
Peso
202 gr
Editora dialetica
PAP00684962
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.