Guerra sem fim:a economia política da "guerra às drogas" no Rio de Janeiro
Guerra sem fim:a economia política da "guerra às drogas" no Rio de Janeiro

Guerra sem fim:a economia política da "guerra às drogas" no Rio de Janeiro

$ 58.800
Impuestos incluidos

A ditadura marcou o auge da Base Industrial de Defesa brasileira, consolidando a Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, sob influência estadunidense. Projetava-se um crescimento econômic

Autor(a): Gabriel Salgado
Editorial:Editora dialetica
Edición:2023-06-14
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786525284040

 
A ditadura marcou o auge da Base Industrial de Defesa brasileira, consolidando a Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, sob influência estadunidense. Projetava-se um crescimento econômico através da criação de uma indústria bélica protegida de ponta a ponta, impulsionada pela "ameaça comunista" e, adiante, pela "guerra às drogas". O mercado interno cativo sustentaria a vocação exportadora da indústria, cujo controle pelos militares seria a principal moeda de troca na transição negociada para a democracia. O Brasil se inscrevia no circuito global da mobilização permanente para a guerra, travada, aqui, no plano interno, e financiada, notadamente, pela transferência de recursos sociais para a segurança pública. Tal deslocamento de verbas é estudado, nesta obra, em relação aos orçamentos anuais do RJ. Analisa-se a fusão mística entre oferta e demanda, o encontro de uma oferta real de produtos e serviços engendrados pela "guerra às drogas" com uma demanda artificial, perenizada, especialmente ativada durante emergências econômicas, concentrada nas mãos do Estado, mas toda atravessada pela iniciativa privada, e alheia às oscilações do consumo individual. A função (político econômica) não declarada da "guerra às drogas", de alimentar um privilegiado e peculiar campo de acumulação de capital em tempos de recessão crônica, seria viabilizada através da seletividade racista do sistema penal, atualizada pela 3ª revolução tecnocientífica e a eclosão do neoliberalismo no Brasil.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Gabriel Salgado
Editorial
Editora Dialetica
ISBN
9786525284040
Páginas
168
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2023-06-14
Profundidad
10.33 mm
Peso
260 gr
Editora dialetica
PAP00358392
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Productos más vistos

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.