A Sucessão Legítima No Direito Comparado Brasileiro-uruguaio
A Sucessão Legítima No Direito Comparado Brasileiro-uruguaio

A Sucessão Legítima No Direito Comparado Brasileiro-uruguaio

$ 44.500
Impuestos incluidos

O Direito das Sucessões designa o conjunto de normas jurídicas relativas à transmissão do patrimônio de uma pessoa que morreu a seus sucessores e ao direito de uma pessoa a receber a herança de

Autor(a): Rosario Girardi
Editorial:Clube de autores - pensática, unipessoal
Edición:2022-07-07
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9788591582419

 
O Direito das Sucessões designa o conjunto de normas jurídicas relativas à transmissão do patrimônio de uma pessoa que morreu a seus sucessores e ao direito de uma pessoa a receber a herança de outrem.Há duas espécies de sucessão: a legítima (ou ab intestata) e a testamentária.A sucessão legítima decorre da lei: morrendo a pessoa sem testamento transmite-se a herança aos herdeiros legítimos indicados pela lei, conforme a chamada ordem de vocação hereditária. Também será legítima a sucessão se o testamento caducar ou for declarado nulo.A sucessão testamentária ocorre por disposição de última vontade em testamento. Havendo herdeiros necessários (cônjuge sobrevivente, descendentes ou ascendentes), o testador só poderá dispor de metade da herança. A outra metade constitui a chamada legítima,assegurada aos herdeiros necessários. Não havendo esta categoria de herdeiros, a pessoa poderá deixar seus bens por testamento livremente; terá plena liberdade para testar. Mas, se não for casado sob o regime de separação voluntária de bens, o patrimônio do casal será dividido em duas partes e o testador só poderá dispor da sua meação.À luz do Direito Comparado, esta obra apresenta e compara os principais conceitos relacionados com a sucessão legítima no Direito Brasileiro e no Uruguaio: a ordem preferencial de chamamento dos herdeiros e as possíveis formas em que eles podem concorrer ao espólio; as condições sobre as quais dá-se o direito de representação; o direito real de habitação e os procedimentos da herança vacante e herança jacente. O instituto da meação é também comparado, considerando o regime de bens dos cônjuges ou companheiros e destacando suas diferenças com o instituto da sucessão.Todas as pessoas nascem dentro de uma família e, em geral, durante sua vida formam outra família (ou, frequentemente mais de uma), normalmente deixando herdeiros e bens a inventariar. O fenômeno da globalização com a livre circulação das pessoas nos estados comunitários, como o Mercosul ou a União Européia, muitas vezes localizam falecido, herdeiros e bens em países com diferente jurisdição. Nesse sentido, esta obra busca contribuir para a harmonização e integração das normas jurídicas sobre a sucessão legítima no âmbito do MERCOSUL através de uma análise da legislação, doutrina e tendências jurisprudenciais do Brasil e Uruguai em matéria de Direito das Sucessões e das principais divergências existentes nos ordenamentos jurídicos desses países na matéria relativa à sucessão legítima.
Alto
210 mm
Ancho
148 mm
Autor(a)
Rosario Girardi
Editorial
Clube de Autores - Pensática, Unipessoal
Idioma
por
ISBN
9788591582419
Páginas
128
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2022-07-07
Profundidad
7.31 mm
Peso
176 gr
PAP01006352
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Productos más vistos

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.