“Quando você convive muito com a morte, você se acostuma com ela”:os karai kuera e suas violências contra os Avá-Guarani da bacia do rio Piquiri (PR)
“Quando você convive muito com a morte, você se acostuma com ela”:os karai kuera e suas violências contra os Avá-Guarani da bacia do rio Piquiri (PR)

“Quando você convive muito com a morte, você se acostuma com ela”:os karai kuera e suas violências contra os Avá-Guarani da bacia do rio Piquiri (PR)

$ 108.000
Impuestos incluidos

O livro aborda as formas de violências contra o povo indígena Avá-Guarani diante do contexto da retomada de uma parcela do seu território de ocupação tradicional. Essa publicação é fruto de p

Autor(a): Alexsander Brandão Carvalho Sousa
Editorial:Editora dialetica
Edición:2021-08-16
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786525205717

 
O livro aborda as formas de violências contra o povo indígena Avá-Guarani diante do contexto da retomada de uma parcela do seu território de ocupação tradicional. Essa publicação é fruto de pesquisa etnográfica realizada com os Avá-Guarani, localizados nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, onde, ao longo dos anos 2000 iniciaram o movimento de entrar novamente nas terras em que foram espoliados ao longo dos séculos XIX e XX. Este movimento, protagonizado pelas lideranças indígenas juntamente ao seus núcleos familiares, demandou da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) a abertura do processo administrativo para a identificação e demarcação de uma Terra Indígena que foi nomeada de T.I. Tekohá Guasú Guavira. No entanto, um forte movimento de agricultores antagonistas à demarcação das terras para os Avá-Guarani passaram a realizar um movimento contrário as demandas territoriais dos Avá-Guarani, difamando a imagem dos indígenas, que passaram a ser qualificados como invasores de terras e falsos índios, bem como a ser alvos de frequentes ameaças de morte e outros ataques, como atropelamentos e tentativas de atropelamentos e sequestro.Desse modo, ao longo do livro veremos como os indígenas relatam as situações de violências físicas e simbólicas que perpassam em seus corpos. Também é abordado o movimento antagonista à demarcação de terras para os Avá-Guarani e as formas por meio das quais se deu a propagação do imaginário do índio invasor, que serviu para justificar uma série de atrocidades desferidas aos indígenas.Busco mostrar que a violência contra os Avá-Guarani não é produto apenas do momento atual, mas que ela aparece em diversas situações históricas (PACHECO DE OLIVEIRA, 1988) sob diferentes roupagens. Para tanto, fiz a distinção de cinco situações históricas, abordadas no segundo capítulo: a) a construção da Ciudad Real na foz do Rio Piquiri e as reduções jesuíticas (século XVII); b) Guerra contra o Paraguai e a criação da Cia. Mate Laranjeira (final do XIX e inícios do XX); c) Marcha para o Oeste e as políticas de expansão para o interior do país; d) Construção da Itaipu Binacional (em contextos da ditadura militar, 1970-1980) e e) a situação histórica atual configurada pelo agronegócio e regularização fundiária das terras Avá-Guarani.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Alexsander Brandão Carvalho Sousa
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786525205717
Páginas
192
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2021-08-16
Profundidad
11.71 mm
Peso
294 gr
Editora dialetica
PAP00685332
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

16 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

Cerrar

¿Necesitas ayuda?