Questões controvertidas do crime de estupro:reflexões críticas acerca da vulnerabilidade da vítima
Questões controvertidas do crime de estupro:reflexões críticas acerca da vulnerabilidade da vítima

Questões controvertidas do crime de estupro:reflexões críticas acerca da vulnerabilidade da vítima

$ 67.400
Impuestos incluidos

O presente livro enfrenta e problematiza as principais controvérsias acerca do crime de estupro (art. 213, do Código Penal brasileiro) e do estupro de vulnerável (art. 217-A, do Código Penal brasi

Autor(a): Hamilton da Cunha Iribure Júnior e Gust
Editorial:Editora dialetica
Edición:2020-11-09
Formato:Libro Impreso Por Demanda
ISBN: 9786558773368

 
O presente livro enfrenta e problematiza as principais controvérsias acerca do crime de estupro (art. 213, do Código Penal brasileiro) e do estupro de vulnerável (art. 217-A, do Código Penal brasileiro), especialmente no tocante à vulnerabilidade da vítima.Para tanto, o livro analisa em seu primeiro capítulo o desenvolvimento histórico dos crimes sexuais, notadamente a respeito das previsões normativas que cercaram as constantes reformas no estabelecimento dos tipos penais. Considerando que, ao tutelar a dignidade sexual, objetivou-se dar concretude ao direito fundamental constante no inciso V, do artigo 5º., da Constituição da República de 1988, ao consagrar que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, bem como ao mandado de criminalização constante na liturgia do §4º., do artigo 227, da Constituição da República de 1988, ao preceituar que a lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente, especial atenção foi dada à dignidade humana no segundo capítulo. A partir de tais premissas, são abordadas no terceiro e quarto capítulos as principais controvérsias acerca do delito de estupro e de vulnerável, tais como a caracterização jurídica do beijo lascivo, do stealthing, a palavra da vítima, a configuração de crime único ou tipo misto cumulativo, o consentimento da vítima, a possibilidade de erro de tipo, distinção entre estupro, estupro de vulnerável e importunação sexual, dentre outras. Ademais, propôs-se uma interpretação constitucionalmente adequada acerca das repercussões do Estatuto da Pessoa com Deficiência no âmbito penal, das repercussões dadas a partir da locução ofertada ao artigo 226, da Constituição da República de 1988, na configuração do delito entre membros de uma família e da ação penal nos crimes contra a dignidade sexual. Por fim, a presente obra se encontra afinado e atualizado com as bases jurisprudenciais dos Tribunais Superiores, em especial ao Superior Tribunal de Justiça, sendo uma importante ferramenta de consulta contemporânea para os estudantes de Direito e das Ciências Sociais e Humanas, assim como para os profissionais que atuam com o Direito na prática constitucional e criminal.
Alto
230 mm
Ancho
155 mm
Autor(a)
Hamilton da Cunha Iribure Júnior e Gust
Editorial
Editora Dialetica
Idioma
por
ISBN
9786558773368
Páginas
124
País de publicación
Brasil
Fecha de publicación
2020-11-09
Profundidad
7.82 mm
Peso
197 gr
Editora dialetica
PAP00686637
100 Artículos
No reviews
Comentarios (0)
No hay reseñas de clientes en este momento.

10 otros productos en la misma categoría:

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este sitio web utiliza cookies, tanto propias como de terceros, para mejorar su experiencia de navegación. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso.

Cerrar

¿Necesitas ayuda?